Qualidade de vida: 3 Segredos para sair do sedentarismo

Os avanços modernos certamente facilitaram nossa vida, mas também levaram muitos de nós a adotar um estilo de vida mais sedentário. Mover-se menos tem sido associado a várias condições de saúde e acredita-se ser uma das principais causas da epidemia de obesidade.

Uma pesquisa descobriu que a inatividade e ficar sentado por mais de quatro horas por dia aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares (talvez até mais do que fumar), diabetes e várias outras condições que podem prejudicar a qualidade de vida.

Consertar um estilo de vida sedentário pode exigir algum esforço consciente na mudança de hábito, mas o valor de ser mais ativo fisicamente vale a pena pelos inúmeros benefícios que pode trazer.

Estilo de vida sedentário – Menos qualidade de vida

Quando falamos de sedentarismo, a maioria imagina pessoas que passam a maior parte do tempo acordadas sentadas ou deitadas em um sofá ou cadeira em frente a uma televisão ou computador, movendo-se apenas ocasionalmente para conseguir algo para comer ou beber.

Mas um estilo de vida sedentário também inclui as pessoas que dirigem para viver – motoristas de caminhão de longa distância, motoristas de ônibus, taxistas, etc.

Também inclui aqueles que ficam sentados atrás de uma mesa o dia todo. Passar a maior parte do dia sentado e se mover com menos frequência é uma grande parte do problema.

1. Mudança de hábito – Mantenha uma atitude mental positiva

A primeira coisa necessária para iniciar qualquer mudança na vida é a determinação. Você deve ter uma atitude mental positiva e intencional em relação à manutenção da sua saúde e qualidade de vida.

Faça da atividade física uma prioridade e não uma opção. É isso que o levará a adotar hábitos de vida saudáveis.

Em vez de uma atitude complacente, você deve estar pronto para combater os efeitos da natureza sedentária do seu trabalho. Além disso, você também deve reconhecer o fato de que estilos de vida sedentários levam a doenças que podem não permitir que você aproveite sua vida ao máximo.

Isso o ajudará a adotar uma abordagem proativa em relação à sua saúde e a motivá-lo facilmente a seguir uma mudança de hábito.

2. Revise sua programação semanal

Reestruturar sua vida exige que você veja seu horário diário de maneira diferente. O tempo não deve mais ser dividido em trabalho, descanso, lazer e sono. O exercício também deve ser incorporado.

Decida seu objetivo. Se você está apenas começando, mire no mínimo 150 minutos de exercício moderado por semana ou 75 minutos de exercício vigoroso. Anote sua programação semanal como está agora, para que você possa ver como gasta seu tempo.

Se você trabalha cinco dias por semana, digamos, por cerca de 12 horas, ainda terá quatro horas ativas por dia se deduzir oito horas de sono.

Nos fins de semana, novamente assumindo que você dorme oito horas por noite, você tem 16 horas por dia nas quais tem a oportunidade de estar ativo, ou 32 durante todo o fim de semana. Isso é tempo suficiente para se exercitar.

3. Incorpore mais movimento em atividades simples

Procure oportunidades para adicionar atividades no dia a dia. Talvez você estacione mais longe do seu escritório.

Talvez sua pausa para o almoço se torne uma pausa de autocuidado, onde você faz 15 minutos de alongamento. Ou talvez você crie uma rotina de treinamento de força para fazer em casa enquanto assiste TV.

Com as dicas acima você garante maior qualidade de vida e uma saúde melhorada!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja outras dicas

Explore Mais

leite e derivados para atletas

Leite e Derivados para Atletas

Leite e derivados para atletas levantam muitas questões controvérsias. Entretanto, há estudos que relatam benefícios de ingerir leite e derivados, por exemplo, prevenção de síndrome metabólica, hipertensão

Leia Mais »