Corrida de rua: Como correr do jeito certo

A corrida é realmente um ótimo esporte. Além de ajudar a melhorar sua forma física e alcançar o peso desejado, correr pode proporcionar maior qualidade de vida, prevenir doenças cardíacas, diabetes e melhorar a disposição geral.

Correr parece fácil, no entanto, você sabia que existe uma forma adequada de execução do movimento realizado? Sua mecânica de corrida exclusiva é determinada pela força e flexibilidade de certos músculos e como seu corpo é construído.

É importante prestar atenção a isso, mesmo que você não seja um atleta de elite ou profissional. Isso se deve a dois fatores: o primeiro é o cuidado para não se machucar e garantir que possa continuar fazendo o que gosta e, segundo, para fazê-lo com menos esforço e mais eficiência.

Cuidados na hora da corrida

Para garantir melhores resultados na corrida, fique atento aos seguintes pontos:

1. Olhe sempre para frente

Você deve sempre permanecer com olhos no caminho à sua frente. Não corra olhando para baixo ou para seus pés. Esse cuidado ajuda a garantir sua segurança, especialmente em corrida de rua, permitindo que você perceba obstáculos e evite quedas ou acidentes.

2. Tente manter as mãos na altura da sua cintura

Durante a pratica do esporte tente manter as mãos na altura da cintura, exatamente onde elas podem roçar levemente seu quadril. Os braços devem ser mantidos dobrados formando uma angulação de 90 graus.

Muitos iniciantes tendem a manter as mãos apoiadas no peito, principalmente à medida que se cansam.

Na verdade, você pode se sentir ainda mais cansado se manter os braços nessa posição e isso pode levar a dor nos ombros e no pescoço.

3. Relaxe suas mãos

Ao correr, mantenha os braços e as mãos o mais relaxado possível. Evite apertar as mãos em punhos. Se você estiver apertando as mãos, a tensão se moverá de seus braços até os ombros e o pescoço.

4. Verifique sua postura

Lembre-se de sempre manter uma postura adequada e ereta. Certifique-se de não se inclinar para a frente ou para trás na região cintura, o que alguns corredores fazem quando ficam cansados.

Verifique sua postura de vez em quando. Quando você está cansado no final da corrida, é comum decair um pouco, o que pode levar a dores no pescoço, ombros e parte inferior das costas.

5. Atenção nos pés durante a corrida

Correr com a ponta dos pés ou golpear com o calcanhar têm maior probabilidade de causar lesões. No entanto, se é assim que você corre naturalmente, converse com um especialista sobre como usar um sapato adequado – talvez com mais amortecimento – que ajudará você a ficar livre de lesões.

O passo natural e a marcha de todos são diferentes, então você deve otimizar o seu da melhor maneira para seu organismo.

6. Respire ritmicamente

Corrida e respiração devem ser realizadas ritmicamente. Um estudo mostrou que a melhor maneira de respirar enquanto corre é dar dois passos, inspirar e depois dar dois passos e expirar.

Além disso, não é correto pensar que quanto mais rápido você respira, melhor se sentirá. Em vez disso, respire profundamente. Este método permitirá um fluxo de ar melhor através do seu corpo e fará com que você se sinta menos cansado no final, o que também manterá sua motivação.

7. Converse com seu médico

Se você sente algum tipo de dor que acha que pode estar relacionada à sua forma de correr, é hora de obter aconselhamento do seu médico ou fisioterapeuta.

Eles podem avaliar, verificar possíveis lesões e recomendar quaisquer alterações ou exercícios. Com esses cuidados você garante os benefícios da corrida, incluindo uma maior qualidade de vida!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja outras dicas

Explore Mais

leite e derivados para atletas

Leite e Derivados para Atletas

Leite e derivados para atletas levantam muitas questões controvérsias. Entretanto, há estudos que relatam benefícios de ingerir leite e derivados, por exemplo, prevenção de síndrome metabólica, hipertensão

Leia Mais »