Dor Nas Articulações: Quando Procurar Um Ortopedista?
As articulações são muito importantes para realização de diversas atividades de desempenhamos durante o dia a dia e das práticas físicas. Pois, são responsáveis por
Centenas de estudos realizados ao longo de mais de meio século demonstram que o exercício regular reduz o risco de desenvolver alguns problemas mortais, incluindo doenças cardíacas e derrames. Mas você sabia que a prática de esporte também pode ajudar na prevenção e tratamento do câncer de próstata?
Evidências científicas emergentes sugerem que o exercício de algumas horas por semana pode ajudar a prevenir que os tumores de próstata, uma das neoplasias malignas mais comuns nos homens, avancem ou que se desenvolvam em primeiro lugar.
Além disso, os exercícios parecem trazer benefícios também para pacientes que já foram diagnosticados e estão em tratamento.
Provavelmente, não é apenas o exercício que conta – é a subsequente perda de peso que também faz a diferença.
Estudos vincularam a obesidade a formas particularmente agressivas de câncer de próstata, e pesquisas separadas também conectaram ganho de peso a um risco aumentado de recorrência em homens que já foram tratados.
A obesidade também pode interferir nas ferramentas de rastreamento do câncer de próstata, como testes de PSA ou exames retais digitais, dificultando a detecção precoce da doença.
Para homens que estão em tratamento, o grande benefício do exercício é que ele pode reduzir os efeitos colaterais comuns decorrentes dos medicamentos como a terapia de privação de andrógenos (ADT).
Os efeitos colaterais do TDA podem incluir perda muscular e risco aumentado para doenças ósseas, como osteoporose.
O risco de diabetes e doenças cardíacas também aumenta com o ADT. Além disso, o exercício pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, muitas vezes vivenciadas por homens que estão passando por esse tipo de problema.
Assim, vale a pena ficar em forma e apostar em uma rotina de exercícios consistente para garantir maior qualidade de vida e saúde.
Então, quanto exercício você deve fazer se estiver preocupado com o câncer de próstata? Que atividades você pode fazer?
Não existe um programa de exercícios específico para homens que foram diagnosticados com câncer de próstata ou que estão em alto risco da doença.
Mas um programa de exercícios completo que inclua pelo menos meia hora de atividade física em todos ou na maioria dos dias da semana oferece sólidos benefícios à saúde.
E você não precisa realizar esta atividade de uma só vez; você pode dividi-lo em três segmentos de 10 minutos.
Para um bom equilíbrio, tente encontrar uma atividade que você realmente goste de fazer, pode ser natação, caminhada, andar de bicicleta, a chave é se movimentar.
Se você decidiu iniciar um plano de exercícios, entre em contato primeiro com seu médico. Todo homem é diferente e, como resultado, rotinas e objetivos devem variar com base na sua saúde atual.
Seu médico pode ajudá-lo a estabelecer metas realistas, encaminhá-lo a um especialista em exercícios e formar uma equipe que pode ajudá-lo a manter a saúde da próstata e a saúde geral.
Para colher os benefícios do exercício, você deve começar devagar e se comprometer. É muito melhor manter uma rotina consistente do que se esgotar com uma programação de alta intensidade e acabar desistindo.
A prática de esporte tem papel essencial na prevenção do câncer de próstata e pode realmente trazer outros benefícios. Não espere mais para adquirir hábitos mais saudáveis e melhorar sua saúde!
As articulações são muito importantes para realização de diversas atividades de desempenhamos durante o dia a dia e das práticas físicas. Pois, são responsáveis por
É preciso ter alguns cuidados com o coração antes de iniciar qualquer atividade física. Pois, o coração é um dos órgãos mais importantes do nosso
A mulher há séculos enfrentam obstáculos todos os dias pelo simples fato de serem… mulheres. E no esporte, não é muito diferente. Pois, segundo o
Leite e derivados para atletas levantam muitas questões controvérsias. Entretanto, há estudos que relatam benefícios de ingerir leite e derivados, por exemplo, prevenção de síndrome metabólica, hipertensão