5 Motivos Para Você Começar A Praticar Esporte

A melhor maneira de manter seu corpo e mente em boa forma é estar fisicamente ativo. Quase todo mundo, não importa qual seja sua condição física, pode se envolver em pelo menos alguma forma de exercício ou esporte e garantir maior qualidade de vida.

Primeiramente, para ser mais eficiente, seu regime de exercícios deve seguir as diretrizes para sua idade e estado geral de saúde e você deve escolher uma atividade que realmente goste. Pode ser natação, caminhada, bicicleta, musculação, enfim, as opções são quase infinitas.

Para te mostrar o impacto que a prática constante de exercícios pode proporcionar em seu bem estar geral, separamos 5 motivos para você começar a se movimentar hoje mesmo:

1. A pratica de esporte reduz a pressão sanguínea

A hipertensão é a causa número um de doenças cardíacas e está relacionada ao aumento da placa nas artérias que se acumula após o consumo de uma dieta rica em gordura.

O exercício ajuda a reduzir a pressão sanguínea, em parte, atacando essa placa nas artérias. Pois, à medida que as artérias se alargam, o sangue flui mais livremente e sua pressão sanguínea começa a cair.

A hipertensão também diminui como resultado do exercício, porque seu coração, um músculo, também está se exercitando durante a atividade física. Quanto mais forte o músculo cardíaco, maior a capacidade de bombear o sangue pelas artérias, o que também ajuda a reduzir sua pressão arterial.

2. Reduz o risco de diabetes tipo 2.

Você provavelmente já ouviu falar que um aumento na prevalência de diabetes tipo 2 está se tornando uma crise mundial de saúde pública.

Mesmo que você não se importe com a saúde do mundo, deve se preocupar com seu próprio risco de diabetes. Pois as complicações da diabetes tipo 2, representam um risco sério para o seu bem estar físico.

Ao praticar exercícios físicos regulares, você melhora a capacidade do seu corpo de metabolizar a glicose, a chave para evitar esta doença.

3. Aumenta sua energia e disposição

Como seu corpo está funcionando com mais eficiência, você tem mais oxigênio para alimentar as células. Você também sente menos dores e tem maior força. Como resultado, você pode continuar suas atividades diárias sentindo-se menos cansado, estressado e desgastado.

Embora ir à academia no início da manhã ou no final da tarde possa parecer a última coisa que você deseja fazer, depois de implementar os exercícios em sua rotina diária, essas sessões de treino parecerão menos cansativas já que você se sentirá mais mental e fisicamente capaz após executá-los.

4. Melhora da qualidade do sono

Embora os especialistas em sono recomendem que você não se exercite logo antes de ir para a cama, o exercício durante o dia beneficia seu sono à noite.

O esforço físico em que você se envolve durante o dia ajuda o ritmo circadiano do seu corpo a se manter em sintonia.

Por isso, dormir melhor à noite também melhora, por sua vez, o seu funcionamento imunológico e ainda reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes e comprometimento cognitivo.

5. Praticar esporte pode melhorar sua memória.

Atualmente, existem muitos estudos em humanos e animais de laboratório mostrando que o exercício físico regular ajuda os neurônios a se manterem em forma, principalmente nas áreas de memória do cérebro.

Você não precisa se esforçar muito para experimentar esse efeito. Caminhadas moderadas podem ajudar o centro de memória do cérebro, o hipocampo, a manter sua saúde e vitalidade.

Você também se beneficia de uma redução geral do cortisol, o hormônio do estresse, associado à melhora nos níveis de estresse e ansiedade, fatores que podem prejudicar memória.

Portanto, não espere para garantir maior bem estar e saúde. Comece a praticar esporte o quanto antes!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja outras dicas

Explore Mais

leite e derivados para atletas

Leite e Derivados para Atletas

Leite e derivados para atletas levantam muitas questões controvérsias. Entretanto, há estudos que relatam benefícios de ingerir leite e derivados, por exemplo, prevenção de síndrome metabólica, hipertensão

Leia Mais »