Leite e derivados para atletas levantam muitas questões controvérsias. Entretanto, há estudos que relatam benefícios de ingerir leite e derivados, por exemplo, prevenção de síndrome metabólica, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e osteoporose.
Entretanto, a dieta do atleta deve ter o objetivo de aumentar seu desempenho, suprir carências nutricionais. Além disso, um atleta que tem uma dieta equilibrada e saudável, tem benefícios na recuperação dos seus músculos e até pode evitar ter lesões.
O Leite na Dieta dos Atletas
O leite e derivados para atletas podem causar um desconforto gástrico se consumido antes do treino por ser um alimento de lenta digestão. Porém, normalmente, os derivados, como iogurtes, queijos e entre outros, não provocam tanto desconforto gástrico e podem ser uma boa opção para substituir o leite.
Os benefícios de outros nutrientes presentes nos laticínios para atletas:
- Proteínas: importantes para a construção, reparação e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos;
- Cálcio: fundamental para a formação de ossos, participa da contração muscular.
- Vitamina A: importante para a visão, cicatrização, reprodução, defesa antioxidante e função imunológica;
Portanto, podemos perceber que o leite possui proteínas também, o que é muito importante na recuperação dos músculos dos atletas. Além disso, a maior fonte de proteínas boas está no soro do leite.
A proteína do soro do leite para atletas
O alimento consumido por muitos atletas, o Whey Protein, é feito a partir do soro do leite. Pois, ele ajuda no processo de recuperação dos músculos no pós treino, devido sua alta absorção, além de auxiliar na perda de peso.
Outro produto derivado do soro do leite que traz diversos benefícios para o desempenho do atleta é a caseína. Essa é uma proteína que tem absorção mais lenta, porém é muito rica em glutamina, um aminoácido que fortalece o sistema imune e estimula a síntese proteica, favorecendo o ganho de massa magra.